Principais Finalidades

de uma Holding

Veremos a seguir as principais funções que a holding poderá desempenhar. Entre outros, vamos elencar 4 motivos principais:

1 - Assegurar a unidade e o controle, bem como a organização de um grupo internacional de empresas.

* Uma holding pode garantir a unidade e o controle de subsidiárias estabelecidas em diferentes países.

* Permite a gestão do volume de negócios, a fim de se beneficiar dos dividendos das subsidiárias bem-sucedidas para desenvolver ou apoiar filiais em necessidade.

* Uma holding pode também ser criada pelo fundador de um grupo para que a holding mantenha a maioria das ações com direito a voto, permitindo a continuidade da empresa diante de herdeiros ansiosos por se beneficiar da morte do fundador.
Nesse sentido, atua como um poder estabilizador e garante segurança para um grupo familiar que enfrenta uma transferência de propriedade devido à morte do fundador.

* Solucionar problemas de sucessão administrativa, treinando sucessores, como também profissionais de empresa, para alcançar cargos de direção.

* Proporcionar uma melhor administração de bens, visando, principalmente, resguardar o patrimônio, finalidade hoje muito procurada para evitar conflitos sucessórios.

Imagem ilustrativa de lampada acessa como uma ideia

2 - Criar uma alavanca financeira para promover e melhorar a transferência de empresas.

* A criação de uma holding que busca uma linha de crédito global permite financiar, de acordo com as necessidades de suas subsidiárias, aquelas que mais precisam no momento.

* Manter ações ou quotas de outras sociedades como majoritária e controladora ou como minoritária participativa, evitando assim a pulverização societária.

* Cuidar da obtenção de financiamentos e empréstimos, possibilitando, assim, aumento na diversificação de negócios e melhor planejamento estratégico do grupo.

* Por receber lucros de outras sociedades, a Holding tem mais capital de giro.

3 - Equilibrar as políticas de crescimento interno ou externo

* As expectativas dos acionistas podem ser muito diferentes. Alguns esperam os dividendos, outros, pelo contrário, querem investir as receitas recebidas em melhorias dos fundos. A criação de uma holding é, portanto, a maneira de conciliar diferentes expectativas em termos de distribuição e desempenho financeiro de uma empresa.

Imagem ilustrativa de chaves representando a separação de uma mão segurando o globo terrestre
Imagem ilustrativa de divisão pessoa realizando calculos fiscais

4 - Benefícios fiscais.

* Diminuição da carga tributária, como por exemplo no imposto de recebimento de aluguéis: na pessoa física a tributação da renda de aluguel é calculada com base na Tabela Progressiva do Imposto de Renda e pode atingir até 27,5%. Para a pessoa jurídica há considerada redução na carga tributária.

* Possível imunidade tributária relativa aos impostos de imóveis comprados ou integralizados.

Como você pode ver, motivos não faltam e resolvemos expandir um pouco mais a lista. E, claro, todo ponto positivo tem seu lado negativo, por isso, vamos observar as vantagens e desvantagens de uma Holding Empresarial.